Bem-vindo

Desde que comecei a escrever neste blog tenho me deparado com uma pergunta que não consigo responder de forma satisfatória: Do que trata o seu blog? Já tentei me convencer de que não há uma resposta precisa para essa pergunta porque, de fato, ele não tem um tema bem definido, pois trata de assuntos diversos. Mas nunca fiquei satisfeito com esta explicação porque sei que, no fundo, os textos do blog estão direcionados para algum tema. Não acho que foi por acaso que escolhi o subtítulo “Sobre criadores e criaturas”.

Resolvi, então, escrever um novo texto para esta página Bem-vindo em que faço um esforço para tornar mais claro o tema do Blog do Caco, visando a facilitar o trabalho do leitor que, por acaso ou não, tenha vindo parar aqui. Aqui vai uma tentativa de definir um escopo para o Blog do Caco, que não seja amplo demais.

Começo justamente pelo subtítulo: “Sobre criadores e criaturas”. Esta é uma expressão que remete diretamente à ideia de vida e, portanto, acho que a ideia central do Blog é a vida, discutida em alguns aspectos já elucidados pela ciência e em outros que ainda constituem um desafio científico. Os textos abordam assuntos como: o surgimento da vida, seu sentido ou significado, a sua evolução passada e o que esperar da futura, a existência de vida fora da Terra, a complexidade da consciência humana, a vida inorgânica (inteligência artificial). Não é, portanto, por acaso que a teoria da evolução das espécies pela seleção natural, de Charles Darwin, é um dos assuntos mais comentados aqui.

A expressão “Sobre criadores e criaturas” também remete à discussão sobre a relação entre o criador e a criatura, entendendo-se como criador uma divindade ou um processo físico natural ou o próprio homem, no papel de criador de outras criaturas, biológicas ou mecânicas. Neste aspecto, o Blog incorpora textos em que se discutem os princípios éticos e morais que regem a vida do H. sapiens na sua integração com o ambiente onde está inserido.

E, completando o tripé em que se baseia o subtítulo, o Blog visa, também, a refletir sobre o esforço do homem para entender a realidade que o cerca, de um ponto de vista puramente físico, i.e., aquele em que se baseiam as ciências físicas. Aqui englobam-se questões como a origem e a natureza do universo, as leis físicas que o regem, a existência ou não de outros universos e várias outras questões relacionadas com a cosmologia. Tudo, é claro, discutido num nível que se pretende que seja acessível a qualquer pessoa sem formação científica nas áreas em foco.

Por fim, os assuntos são aqui tratados de diferentes formas: por meio de discussões e reflexões sobre notícias, livros, filmes ou outra mídia; ou podem ser abordados na forma de ficção, em contos curtos; ou, ainda, ser abordados de uma maneira pouco formal, em textos em que eu procuro usar a sátira e o humor descompromissados.

Espero que com essas explicações o leitor iniciante no Blog tenha tido uma boa ideia do que vai encontrar ao ler os textos. Se ainda ficaram dúvidas, não há outra saída, para o leitor, senão a de ler alguns dos textos para ver se gosta dos assuntos. Neste caso, espero que sim.

Bem-vindo ao Blog do Caco.

Oscar (Caco) Dias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14 comentários sobre “Bem-vindo

  1. Parabéns, senhor Oscar, pelo brilhantismo dos temas.
    São todos apaixonantes. Agora que tive a oportunidade de conhecê-los, gostaria de ser informado sobre novos artigos.
    Abraço

  2. Oi Dias,
    Com certeza, continuarei lendo seus Contos e Artigos……adoro quando você escreve sobre ” nossos netos”…..eles nos tornam pessoas melhores e mais felizes!
    Abraço.

  3. Caco, sua inesgotável criatividade eh digna do meu excesso de admiração. Em outras palavras, tenho uma enorme inveja de você. Lógico que a inveja de um amigo eh café com leite, não faz mal. Forte abraço e continue inspirado. Prometo encher esses espaços com comentários e contribuições.

  4. Oi Dias,
    Não deixo de ler um texto seu.Não gosto muito de escrever pois fico com muito medo de cometer erros e pagar mico.
    Abraços pra voce e pra Mary.

  5. Oi Caco ..
    Continue escrevendo, pois vc tem dom …da escrita…escreve muito bem, sabe usar muito bem as palavras, expressar bem o que pensa e fico admirada de ver um “cara” das exatas, escrever tão bem assim…. Todos os seus artigos, são bons . As cronicas que são mais fáceis de entender, me divirto , pois refletem bem a nossa realidade…. abs alice tatai

  6. Seus textos não fazem meu gênero, mas admito que eles são bem escritos. Gostaria que você tivesse essa mesma habilidade para me ajudar nos serviços de casa (rs.rs). By the way, a pia está cheia de louça suja nesse momento. Bjs, te amo, Ninha.

  7. Adorei as frases , muito bem escolhidas….mas a do Darwin é ´super……se encaixa muito bem no mundo de hoje….

    Gostaria que vc mandasse seus textos para o Kazuo tb – k2tatai@yahoo.com, porque quero envia-lo para ele e não sei.como….abs alice

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s