João Sortudo

“O importante é ter pensamentos positivos.” Esse é um conselho que ninguém recusa, mas que nem todos conseguem seguir. O João Sortudo consegue. Mesmo para aqueles que levam o conselho à risca, nem tudo acaba dando certo. Para o João Sortudo dá.

João Sortudo ganhou este apelido por causa dessa sua capacidade de dirigir os eventos em seu favor, que, popularmente, é chamada de sorte. Ele diz que a sua sorte não é casual, mas decorre da força de seu pensamento. O pensamento positivo é tudo na vida de uma pessoa, diz ele para os amigos. Com pensamento positivo você pode evitar doenças, afugentar maus agouros, conseguir empregos e, até, ganhar na loteria, se você se concentrar bem nesse desejo, aconselha João Sortudo.

João está absolutamente convencido disto, embora não tenha a menor ideia de como esse fenômeno se processa. Na verdade, ninguém entende essa curiosa correlação entre o pensamento positivo e os fatos positivos e menos ainda o caso de João Sortudo, que está fora de todos os padrões normais. Existe uma força, ainda desconhecida da ciência, que seria responsável por esse fenômeno? É difícil dar uma resposta científica a essa pergunta, mesmo porque a ciência não se envolve a fundo com isso por classificar o assunto como anticientífico.

O mais próximo que a ciência já chegou nessa questão foi aventar que a realidade continuamente se divide em várias realidades paralelas, derivadas das possibilidades inerentes a cada situação. Por exemplo, o João em uma realidade não consegue o emprego pretendido, em outra realidade (a do João Sortudo), sim. Em uma realidade o exame clínico do João dá resultado positivo, em outra (a do João Sortudo) dá negativo. Os cientistas jamais conjecturaram que uma pessoa possa ter a capacidade de escolher de que realidade queira participar, pois todas as realidades existem ao mesmo tempo. O João existe em todas as realidades e em uma delas ele é, obrigatoriamente, o João Sortudo. Simples assim, para a ciência.

Contudo, João Sortudo tem uma forte convicção de que ele comanda o seu destino. Tudo para ele acontece por força de seu pensamento positivo. E, ainda assim, João Sortudo não é feliz. Não é feliz porque nem todos à sua volta são felizes. Ele não podia usar o seu pensamento positivo para ajudar as outras pessoas, por mais que tentasse. Parecia certo que a força do seu pensamento funcionava somente para o seu benefício próprio. Ele se sente triste com isso e pensa em como seria melhor se ele fosse conhecido por João Feliz, ao invés de João Sortudo.

Certa noite João Sortudo teve um sonho muito estranho. Ele viu todas as realidades paralelas, em filmes que se desenrolavam simultaneamente em várias telas à sua frente. Em alguns filmes ele se dava bem, em outros não. Em alguns ele estava mais velho e em outros mais jovem e, em alguns, ele sequer participava. No sonho ele tinha a capacidade de “encarnar” qualquer um dos Joãos que quisesse, dentre aquelas inúmeras possibilidades. João Sortudo, então, teve a resposta para a sorte de que sempre desfrutou na vida: ele conseguia, de algum modo, escolher a realidade mais favorável entre todas as realidades possíveis … em detrimento dos outros Joãos e das outras pessoas. Podia fazer isso com o seu simples pensamento positivo. Observando, no sonho, todas as possibilidades que se desenrolavam à sua frente, ele se deu conta de que não podia ser feliz sozinho e compreendeu que exercitar a sua capacidade de pensar positivamente era um ato egoísta de sua parte. Ele tinha, agora, a chance de fazer a escolha definitiva e não teve dúvida; escolheu ser o João que estava acabando de nascer. Ele queria começar tudo de novo.

Ao acordar – ou melhor, ao nascer de novo -, ele deixou para trás o João Sortudo e o João Feliz para ser, simplesmente, o João Deixa a Vida me Levar.

Anúncios

Um comentário sobre “João Sortudo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s