Travessia (ou My way)

A vida tem muitos riscos e eu me preocupo com cada um deles. Não devia ser assim.

Estou em terra firme, do outro lado da margem; não sei como atravessei essa corrente.

Talvez eu não a tenha percebido; ou tenha me deixado levar por ela. De outro modo eu penso que nunca teria conseguido.

Agora, a visão do rio caudaloso me dá calafrios. Só penso em me afastar dele.

Não foi assim antes, quando, na outra margem, mergulhei de cabeça em suas águas geladas.

Veio o primeiro gole d’água, e o segundo. Cuspi-os de volta ao rio; nada me incomodava.

E em grande parte da travessia eu só pensava em avançar, e avançava rapidamente, em largas braçadas.

Foi o primeiro gole não devolvido ao rio, aquele que começou a tirar a minha confiança.

Que droga! Deveria tê-lo cuspido de volta, como fizera com os outros.

Mas não! Senti dificuldade em puxar o ar e engolfei mais água. E vieram outros goles, engolidos sem necessidade.

A travessia já não estava mais me dando qualquer prazer. Sorte que a outra margem estava próxima.

Em terra firme olho de volta para o rio e só me lembro dos últimos metros.

Poderia ter sido mais fácil se eu, simplesmente, tivesse cuspido de volta a água que insistia em entrar goela abaixo.

Como eu fizera na maior parte da travessia.

Bem que eu poderia, agora, sentar-me e, com uma vara de pescar, resgatar parte do antigo prazer que o rio me proporcionou.

Olhar aquele imenso rio e sentir-me orgulhoso de tê-lo atravessado. Lembrar-me das braçadas fortes mais do que do sufoco dos engasgos.

Mas não. A visão da forte corredeira me intimida, me forçando a acreditar que a missão pode ainda não ter sido completada.

Não devia ser assim, que pena!

2 comentários sobre “Travessia (ou My way)

  1. Dias, quantas travessias temos pela vida! Umas bem sucedidas, outras não…é o nosso destino!
    Abraços
    Aristides

Deixe um comentário

