10 palpites sobre a evolução das espécies

Listo abaixo 10 constatações ou especulações (cabe a você leitor distinguir entre uma coisa e outra) sobre a seleção natural e a evolução das espécies. A primeira delas não poderia ser de outro senão do papa do assunto, Charles Darwin.

  1. Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Esta frase, de Charles Darwin, expressa a essência da teoria da seleção natural e evolução das espécies.
  2. A nossa espécie será extinta ou substituída por outra. Quero dizer com isto que não somos o produto final e definitivo da evolução. As extinções e renovações das espécies são fatos inexoráveis da natureza. Não há porque achar que a nossa espécie será exceção a essa regra.
  3. As ameaças à continuidade da nossa espécie estão nas mãos da natureza (catástrofes, pandemias) e nas nossas próprias (descaso com o meio-ambiente, guerras). Isso se não aparecer uma raça alienígena beligerante para nos alijar do mapa.
  4. A Terra não será o único planeta a abrigar a vida. Se ainda não existe vida em outro planeta, haverá tempo suficiente para que ela apareça algum dia. Além disso, os nossos próprios descendentes poderão deixar a Terra em algum momento.
  5. A evolução produziu espécies com diferentes níveis de consciência. A consciência não é um atributo que existe ou não existe em um ser vivo; ela existe em graus diferentes nas várias espécies de animais. Nem mesmo podemos ter certeza que a nossa espécie a tem no grau mais elevado.
  6. A inteligência artificial conseguirá produzir um dia um ser artificial com capacidade de pensar e sentir como os humanos. Ainda que a ciência não tenha conseguido explicar o processo que produz a consciência no ser humano, espera-se que um dia essa explicação acontecerá. O desafio a ser vencido é a simulação desse processo em uma máquina.
  7. É possível que duas espécies inteligentes, que disputam os mesmos recursos, possam conviver pacificamente. Esta é uma afirmação mais do que especulativa pois a história da evolução do gênero Homo a contradiz. Além do mais, um possível encontro com alienígenas dá arrepios em muita gente. Mas o alto nível de consciência das espécies futuras deverá superar as dificuldades desse tipo de encontro.
  8. A natureza não pode ser tomada como exemplo de como as espécies devem se comportar. A natureza não tem compromisso algum em ensinar o que é certo ou errado. As coisas acontecem porque acontecem. Se quisermos achar os padrões corretos para lidar com as outras espécies temos que utilizar a inteligência com que fomos agraciados.
  9. A espécie humana enquanto existir, ou sua substituta, cuidará da tática e a natureza, da estratégia, no processo da seleção natural. É claro que isto é força de expressão para caracterizar a situação em que o homem, com a sua capacidade de manipular os genes, exercerá grande influência no processo da evolução das espécies, enquanto que a natureza continuará comandando as grandes transformações por meio de cataclismos e pandemias que conduzem às extinções em massa.
  10. A teoria da seleção natural e evolução das espécies, de Darwin, contribuiu para dar à humanidade uma perspectiva mais realista de sua importância no mundo. Mais do que Copérnico, com o seu sistema heliocêntrico, Darwin nos fez entender que não somos tão especiais. Isto pode ser interpretado tanto no sentido negativo – somos meros resultados de mutações genéticas aleatórias – como positivo – recebemos uma dádiva da natureza (a nossa existência) que nos estimula a envidar todos os esforços para que ela seja a mais duradoura e próspera possível.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s