O bem e o mal

Que a vida é uma eterna luta entre o bem e o mal todos já sabem. Mas enganam-se aqueles que pensam que essa luta está restrita à vida. Ela está presente na natureza desde o nascimento do universo, quando a vida nem sonhava em aparecer. É claro que para dizer isto eu estou estendendo os conceitos de bem e mal além da moral e dos costumes construídos pelo homem.

Não é tão radical associar os conceitos de bem e mal com criação e destruição, ou ordem e desordem. Pois estes são os personagens antagônicos de uma batalha que vem sendo travada desde o nascimento do universo. A batalha é inclemente: estrelas nascem abrigando planetas e morrem destruindo todos eles à sua volta; buracos negros sugam o espaço que, ao mesmo tempo, é esticado no seu limite por forças desconhecidas; a dança harmônica dos astros é interrompida por choques violentos casuais; a vida trapaceia a lógica e resplandece em pelo menos um planeta e espécies são extintas num piscar de olhos nesse mesmo planeta. E por aí vai.

Nos três últimos textos falei sobre este assunto (admito que é uma overdose de “bem e mal”) com pontos de vista diferentes. No primeiro, “Fast forward”, o “mal” prevalece no final e, nos dois últimos, “Propósitos” e “O juízo final”, uma pequena esperança é depositada no homem para “ajudar” a natureza nessa batalha. Escrevo agora este texto para tentar me convencer de que não temos culpa da existência do mal, pois ele já existia quando aparecemos aqui na Terra. Se assim for, só devemos tomar o cuidado de não achar que, pelo fato de ele ser natural, possamos nos conciliar com ele.

Anúncios

3 comentários sobre “O bem e o mal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s