Sociedade planetária

Várias foram as razões que me levaram a escrever este texto. Em primeiro lugar está o diagrama que circula na Internet (recebi de meu amigo Antonio Nunes), da hierarquia de necessidades de Maslow, atualizada com as novas necessidades do homem moderno. O diagrama está mostrado abaixo, onde a premência da necessidade decresce da base para o topo da pirâmide.

Maslow

A segunda razão foi a divulgação na imprensa do descobrimento de um novo planeta – Kepler 452b – de tamanho parecido com o da Terra e localizado em zona habitável do seu sistema solar. É mais uma notícia alvissareira para os que acreditam que possa haver vida fora da Terra. Por fim, a terceira razão refere-se às agruras econômico-financeiras por que passam vários países, entre eles o Brasil e a Grécia.

Juntando tudo isso, imaginei que a hierarquia de necessidades de Maslow, aplicadas originalmente aos indivíduos, poderia ser estendida para uma sociedade planetária imaginária em um futuro longínquo. Para isso, imagine uma espécie inteligente habitando um planeta qualquer da galáxia. Para essa espécie, as aspirações estão mostradas no diagrama abaixo, onde as mais básicas estão na base e crescem em sofisticação em direção ao topo da pirâmide.

Sociedade planetária

Um dia ainda alcançaremos o topo da pirâmide!

Anúncios

Um comentário sobre “Sociedade planetária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s