Meu computador parece gente

Comprei meu atual computador há 4 ou 5 anos. Comprei-o 0 km, ou 0 bit. Desde o começo trato dele muito bem, baixando só arquivos seguros, não deixando de alimentá-lo, protegendo-o das crianças e utilizando-o só quando necessário. No começo ele era muito eficiente e fazia as tarefas muito rapidamente. Agora, infelizmente, ele não tem mais a mesma eficiência e, o que é pior, parece que não me obedece mais. Acho que o nosso convívio tem influenciado o seu comportamento.

Ele não tem mais aquele gosto pelo trabalho que tinha antigamente. Desconfio até que ele entra em hibernação com mais frequência do que antes; é só eu desviar o olho da tela e ele já está com a tela preta tirando um cochilo. E para sair desse cochilo? Dá o maior trabalho. Fica sonolento, sem conseguir responder aos meus comandos. Muitas vezes tenho que desligá-lo e ligá-lo novamente para despertá-lo de vez. É como se precisasse de um balde de água fria para acordar.

Apesar de todos os meus cuidados, ele tem adquirido vírus com muita facilidade, precisando de verificação com frequência. O problema é que os antivírus, assim como os remédios, têm efeitos colaterais e, volta e meia, eles acabam destruindo algum tecido, quero dizer arquivo, importante. Isso tem que ser consertado em algum momento e é mais um dos problemas que sobram para eu resolver.

Fico curioso quando leio a mensagem “Executando tarefa em segundo plano”. O que é isso? Por que não diz logo que tarefa é essa? Só pode se tratar de uma tarefa inconfessável. Penso logo que ele deve estar visitando algum site da Apple store, vendo aquelas máquinas novinhas sem nenhum acessório. Isto até não seria muito sério se ele não ficasse tão lento enquanto visita esses sites pornográficos. Nessa hora é impossível fazer com que ele se concentre em outra tarefa.

Meu computador tem se tornado muito consumista, também. Qualquer nova versão de um aplicativo que aparece ele já fica ansioso por adquirir. Fica me avisando: tem nova versão de tal aplicativo, o que você está esperando para baixar? Eu questiono: o que a versão 7.8.4.3.2 tem de melhor que a 7.8.4.3.1? A resposta é sempre a mesma: corrigir erros da anterior. Aí não tem como não atender ao seu pedido. Não adianta argumentar que eu estava satisfeito com os erros da versão atual. E se um erro fatal acontecer? É melhor não facilitar. Faça-se o download da nova versão!

Outra coisa que noto é que ele está ficando seletivo. Não aceita muitas tarefas ao mesmo tempo. Basta eu apertar várias teclas em sequência e ele trava, como se me dissesse: “Hei, vá com calma! Eu não sou dois.” Mas ele não diz isso, é claro. Só fica travado. Nessa hora eu sinto falta da tecla “Eu ainda estou esperando uma resposta sua. Não tenho todo o tempo do mundo!”. (Por sinal, deixo isto como uma sugestão para a Microsoft.)

Em resumo, quero concluir que, assim como entre pessoas o longo convívio traz problemas ao relacionamento, também entre pessoas e máquinas isso pode acontecer. O problema está fundamentalmente nas pessoas, mas pode, também, estar nas máquinas que procuram imitar as pessoas. Assim, dou um conselho aos técnicos em inteligência artificial: as máquinas só terão sucesso quando pararem de imitar a nossa inteligência. (Já editei o meu texto anterior incluindo esta brilhante conclusão.)

Anúncios

8 comentários sobre “Meu computador parece gente

  1. O meu também anda muito mal-educado. Não me obedece de jeito nenhum . Será melhor levá-lo ao técnico ou ao psicólogo ?
    Abraço
    Guiga

  2. Velhice é difícil em qualquer idade….o que fazer:?? renovar a maquina ou a minha “cachola”!! Adorei o …texto……abs alice

  3. rsrsrs…adorei Caco! Vc escreve com um humor sutil muito agradável. Eu e meu computador vivemos em conflito tb…aff…muito temperamental para meu gosto, mas enfim, precisamos um do outro né?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s