Laços de família

Já não sei mais quantas voltas eu dei.

Perdi a conta desde que parei de contá-las.

Quando bebê eu adorava a repetição.

Agora me enjoa sua inabalável persistência.

Por que nada de novo acontece comigo?

Anseio por mudança, sair daqui.

Mas tenho medo de onde eu possa ir.

 

Estou para sempre preso a essa família.

Se meus irmãos têm mais calor materno,

É por serem maiores e mais vistosos,

Ou por estarem sempre por perto?

Não concordo com uma ou outra razão.

Se não tenho culpa de ter essa aparência,

Ao menos me reservo um raio próprio de ação.

 

Nesse carrossel da vida eu passo o tempo

Sempre mais lento do que os demais.

Não basta ter essa minha feia aparência,

Ainda tenho sempre que andar mais?

A amarra que me prende a isso pode ser desfeita,

Mas, e a coragem para fazê-lo? Sinto não tê-la.

E para onde ir se tenho medo do desconhecido?

 

Quisera ter um pouco mais de coragem,

Como em “She is leaving home”, dos Beatles

E conseguir enfim a minha liberdade.

Mas, vocês sabem, isso que mantém a unidade

É força tênue e, engraçado, poderosa.

Todos a chamam de laço de família,

Enquanto eu a conheço como gravidade.

 

Enquanto não me decido, nada mais resta a fazer

Senão continuar essa longa jornada

À espera de uma nova efeméride no céu.

Fiel a essa trajetória, cada vez mais monótona,

Que eu sempre chamei de órbita,

Armazeno forças para, quem sabe, um dia

Enfrentar esse imenso e temível cosmo.

2 comentários sobre “Laços de família

  1. Caco oiiieeee
    Adorei esta poesia…ou poema …vc é cheio de surpresas…
    Será que alguém sabe, que vc tb tem um lado bem engraçado!!!!!!
    Pessoalmente as suas “tiradas” eram sempre bem humoradas, melhor dizendo …bem divertidas….e bem assertivas….ah!!! que saudades…..abs alice

Deixe um comentário

