Você acredita em sorte?

É muito comum encontrar pessoas que acreditam em sorte. Afinal, vemos quase todos os dias algum felizardo sendo bafejado por ela. Gente que ganha na loteria, gente que escapa ileso de acidentes e outros sortudos estão por aí para mostrar que a sorte existe sim. Ou não?

Para responder a esta pergunta, é necessário esclarecer qual é o sentido que se está querendo dar ao termo sorte. Se for a ocorrência pura e simples de um evento pouco provável e que traga um benefício inesperado a alguém, como ganhar na loteria, não há dúvida que ela existe. Nesse caso, o beneficiado pode até ser chamado de sortudo. Todavia, se o sentido que queremos dar ao termo sorte for o da ocorrência de um evento improvável de uma forma a burlar as leis da probabilidade, não será possível acreditar nela. E acho que é neste último sentido que as pessoas estão pensando quando falam que fulano é sortudo. Falam isso não só porque ele já deve ter sido beneficiado pelo acaso várias vezes – o que seria justificável – mas, principalmente, porque acham que ele continuará a ser beneficiado no futuro uma vez que ele é uma “pessoa de sorte”. É esta última suposição que não tem justificativa.

É possível que uma pessoa ganhe na loteria mais de uma vez ou até mesmo que um raio caia no mesmo lugar mais de uma vez. Isso não quer dizer que aquela pessoa ou lugar sejam predestinados (obviamente, desde que não estejam sujeitos a condições especiais). Na próxima vez que houver um sorteio da loteria ou um temporal com raios, tanto a pessoa quanto o lugar mencionados terão a mesma chance de ser agraciados quanto as outras pessoas e lugares. É isso que dizem as probabilidades.

Em outras palavras, uma pessoa pode ter sido sortuda num determinado momento, mas não o é para sempre. Entretanto, nada impede que ela continue sonhando pois, afinal, uma moeda lançada 100 vezes pode resultar em 100 caras sem ferir a lei das probabilidades.

PS.: Não sei não. Tem esse cara que conheci que me faz rever os conceitos sobre sorte. Se não bastasse a maravilhosa Camila, ele vai ganhar uma outra neta, igualmente maravilhosa, a Mariana. Eta cara de sorte!

Anúncios

3 comentários sobre “Você acredita em sorte?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s