Em que acreditar

(Texto a ser utilizado como introdução da Parte 6 do livro Universo: achados e perdidos)

Muitos dizem que razão e fé são conceitos irreconciliáveis. Se já estiveram do mesmo lado no passado, hoje isso não é mais possível, dizem. O argumento continua: as descobertas da ciência revelam um mundo que pode ser explicado sem a intervenção divina. E conclui: se você usa a razão, não pode ter fé e, se você tem fé, está sendo irracional.

Evidentemente, muitos não concordam com isso. Para estes, as descobertas da ciência revelam um mundo de ordem, que obedece a leis bem definidas e estáveis, e não um mundo onde reina o caos. Assim, a própria ciência é uma janela para o divino.

E a disputa continua. Os ateus argumentam que a ciência está diminuindo o espaço para a crença em Deus a ponto de utilizar a expressão “Deus das lacunas” para qualificar um Deus cada vez menos necessário para explicar os mistérios terrenos. Os crentes, por sua vez, buscam renovar a sua fé por meio de argumentos indisputáveis pela ciência, sendo um deles o de que não tem sentido discutir a existência de Deus porque o próprio termo existência não se aplicaria a uma entidade cuja natureza não tem qualquer semelhança com algo real.

Diante desse impasse, qual é o sentido de insistir na discussão deste assunto? Acredito que ambos os lados veem utilidade nessa discussão. Enfim, todos procuram um sentido para as suas vidas, com Deus ou sem Deus. Na verdade, os lados não estão procurando convencer um ao outro. Cada um está procurando convencer a si próprio sobre a melhor maneira de viver e apreciar a vida.

Esta parte do livro é dedicada a discutir alguns aspectos dessa pendenga entre razão e fé. Entretanto, há que se admitir que os textos a seguir mal conseguem arranhar a superfície dessa questão, visto que a nossa compreensão do mundo é tão incompleta quanto à de uma criança de 2 anos diante de um céu estrelado.

Anúncios

Um comentário sobre “Em que acreditar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s