Projeto ousado – parte 1

No mês passado este Blog completou dois anos de vida durante os quais postei mais de 100 textos. Há algum tempo tenho recebido sugestões de amigos para colecionar os textos na forma de um livro, mas nunca levei essa ideia muito a sério. Basicamente porque eu achava que ainda não tinha material suficiente e próprio para compor um livro. Os assuntos são muito variados e, em grande parte, são comentários sobre notícias extraídas da mídia, o que me parecia inadequado para o conteúdo de um livro. Mas, não sei porque, comecei a pensar na ideia e iniciei uma releitura dos textos para ver o que poderia ser aproveitável e de que maneira. Fiz as contas: dos mais de 100 textos talvez eu possa aproveitar uns 80 e, quem sabe, usando um tamanho de letra e um espaçamento entre linhas convenientes o livro poderia ter um volume digno de um bom livro (Em último caso, é sempre possível, também, usar o velho truque das páginas rarefeitas e a inclusão de fotos ou figuras). Brincadeiras a parte, o maior desafio mesmo era dar um corpo lógico ao conjunto de textos tão variados, além, é claro, de achar um título que resumisse bem o conteúdo. Pensei um pouco no assunto, tive algumas ideias, e agora estou mais animado para levar o projeto adiante.

Primeiro quero falar sobre o título. Gosto muito das frases que têm duplo sentido mesmo sabendo que elas possam ser uma faca de dois gumes (rá, rá). Pensei em várias alternativas para o título e fiquei com duas mais prováveis: “Homo sapiens: uma espécie de dúvida” e “Universo: achados e perdidos”. Para aqueles que têm acompanhado o que escrevo acho que não é difícil fazer associação desses títulos com o possível conteúdo do livro. Estou mais inclinado a escolher a segunda opção.

Quanto à estrutura do conteúdo, pensei em agrupar os textos em cinco ou seis partes, de acordo com o seu tema principal. A primeira parte englobaria os textos que falam do Universo, suas leis, espaço e tempo, universos paralelos etc. A segunda parte conteria os textos sobre a Vida e a sua evolução. A terceira seria sobre a Natureza Humana, i.e, os textos que tratam das relações do homem com o seu semelhante e com o planeta Terra. A quarta parte englobaria os textos sobre Inteligência de origem não humana (ETs e robôs) que abordam as implicações da possível descoberta de vida inteligente em outro planeta e as questões relacionadas com a inteligência artificial. A última parte trataria dos temas que discutem espiritualidade, existência de Deus, a relação ciência e religião.

Evidentemente, isto tudo é somente o primeiro esboço e certamente ele será mudado até o projeto final. Pretendo divulgar, por partes, neste Blog, o material que eu for definindo para o conteúdo do livro e espero contar com a colaboração de vocês com críticas e sugestões. No próximo texto falarei sobre a Introdução que já está escrita. Em grande parte é dela que dependerá a venda do peixe.

Anúncios

4 comentários sobre “Projeto ousado – parte 1

  1. Parabéns Caco, já estou aguardando o lançamento, gostei mais da segunda opção de Títuli, a primeira parece mais com livro de filosofia, bom trabalho, abraço Tai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s