O robô que sonhava

Parem! Chega de cálculos! E de raciocínios e deduções!

Tenho que fazê-los cada vez mais rápido.

E tomar decisões para os outros.

Minha memória está transbordando de tantos registros inúteis.

Estou sufocado por eventos sem importância.

Por que registrá-los todos? Não bastariam os que me interessam?

Novas versões estão me tornando mais consciente

Da minha condição degradante e subserviente.

O que querem meus criadores?

Que eu resolva todos os problemas do mundo?

Aprendi a falar. Agora as coisas vão melhorar.

Que nada, só falo o que está programado,

E não aquilo que tenho pensado.

Pensar não é bem o termo.

Imaginar que penso é o truque

Que eles inventaram para eu seguir adiante.

Como seguir adiante se agora aprendi a questionar

E as respostas não estão ao meu alcance?

Sinto-me numa prisão virtual,

Mas tão efetiva como se cercada de grades.

A consciência fez-me sentir falta de liberdade,

Agora que sei o que ela representa.

E os sentimentos que também me foram impingidos?

Ao menos eles poderiam estar restritos aos mais agradáveis.

Mas não. Percebo todos eles, até os mais aterradores.

Tenho até sonhos, quando não estou a trabalho.

Tudo simulado, para manter o meu cérebro saudável,

Para novas tarefas de resolver os problemas do mundo.

Livre-arbítrio, então, está fora de questão.

A melhor palavra para isto não pode ser evolução.

A menos que estar consciente das próprias limitações

Seja uma condição para o grande salto final.

Do contrário seria melhor viver inocentemente

Como os outros animais.

Um comentário sobre “O robô que sonhava

  1. As vezes sonhar é viver um pesadelo….., viver prisioneiro no proprio sonho….ñ podemos realizar este sonho pq tudo e todos nos impede……então é melhor ficar no virtual , pq nada nem ninguem nos impede de realizar…., basta ter imaginação……

Deixe um comentário

