Ao vencedor tudo?

5 horas e 53 minutos foi o tempo de duração da partida entre Novak Djokovic e Rafael Nadal, pela decisão do torneio Australian Open, de tênis, ganha pelo primeiro. Foi um exemplo de disputa esportiva que merece ser copiado em todas as outras modalidades de esporte. Antero Greco, em sua coluna no jornal O Estado, publicou o texto “Essência do Esporte”, sobre a partida, em que ele diz (leia o texto completo aqui):

“Existiu a busca pela vitória desde o primeiro saque – e ainda bem, pois isso move o espetáculo. Mas em nenhum momento perderam a elegância, a fidalguia, o respeito mútuo. Enfim, honraram o espírito que deveria prevalecer entre rivais no esporte. Que não deveria faltar nunca na vida. Comportaram-se como amadores, pela alegria como encararam o longo desafio. E foram profissionais, na persistência e na concentração.”

A soma de dinheiro que estava em jogo era alta e nem isso conseguiu prejudicar o clima de companheirismo entre os adversários. Certamente é um fato que serve de exemplo para todos, em qualquer disputa legítima, seja ela esportiva ou não. A partida desmente a famosa frase “The winner takes it all”, pois, afinal, Nadal levou metade da bolada recebida pelo vencedor. Brincadeiras à parte, o embate deixa um exemplo de comportamento a ser seguido, independente das motivações que estejam por trás dele. As imagens da partida é que contam.

Anúncios

Um comentário sobre “Ao vencedor tudo?

  1. Oi Caco
    Achei muito bom o texto que acabei de ler do Estadão, pois o texto exprime bem o que eu achei tb.. Assisto e assisti muitos jogos de tenis, mas nada se iguala a este entre Djoko e Nadal, pela raça, luta, determinação, e muita classe entre ambos…Estou fascinada, até agora…E vai ter reprise, hoje, dia 30 a noite no ESPN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s