O clima na Terra e a descoberta de um novo planeta

Duas notícias recentes provocam reações bem opostas. A primeira delas é preocupante e diz respeito ao clima na Terra. Um artigo na Scientific American (leia aqui) traz um alerta sobre as consequências das mudanças climáticas em andamento para a agricultura mundial, em futuro próximo. Os autores do artigo afirmam que a freqüência das secas no planeta vai triplicar nos próximos 100 anos e enfatizam as consequências disso dizendo que a região leste da África, hoje, pode ser uma imagem típica do planeta no futuro.

A segunda notícia diz respeito ao descobrimento, pela NASA, do planeta Kepler-22b, situado num sistema solar semelhante ao nosso e onde as condições ambientais podem ser propícias à existência de vida (leia aqui). Dentre os planetas já descobertos em outros sistemas solares – os chamados exoplanetas – o Kepler-22b é o que mais se assemelha ao nosso. Tem apenas duas vezes e meia o tamanho da Terra e temperatura média parecida com a do nosso planeta. São, evidentemente, características que têm que ser confirmadas com outras observações e análises mais aprofundadas, mas a notícia já se mostra animadora para os astrofísicos de todo o mundo.

Aparentemente díspares, essas notícias têm ligação entre si. Não estou falando da possibilidade de mudarmos todos para Kepler-22b, para evitar a falta de comida aqui na Terra; a distância de 600 anos-luz até lá é muito grande para se pensar nisso, no momento. Falo de um aspecto mais prosaico que é o da continuação da vida no universo. Parece que a sua semente está espalhada por muitos lugares nessa imensidão do cosmo e por mais que a vida esteja em risco aqui ou acolá, ainda assim encontrará um meio de subsistir em outro lugar qualquer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s