Sonho e realidade

A nossa mente é realmente complexa e frequentemente nos prega peças. Todos nós já experimentamos, uma vez ou outra, episódios bizarros como déjà vu, desorientação momentânea no tempo e no espaço, lapsos de memória entre outros. Alguns menos afortunados podem sofrer de distúrbios de personalidade ou se imaginar vítimas de conspirações tramadas por pessoas fictícias. Agora, os cientistas constatam que mesmo aquilo que nossa mente reconhece como real e corriqueiro pode não ser assim.

O físico Marcelo Gleiser, em artigo intitulado “Can our brains tell us what is real?” (Nossos cérebros podem nos dizer o que é real?), ressalta como o nosso entendimento da realidade está limitado pelos nossos sentidos que nos oferecem um modelo muito simplificado do mundo. Outros cientistas vão além, chamando essa representação da realidade pelo cérebro de mera ilusão. Mas não é só nesse aspecto que podemos estar iludidos. O astrofísico Adam Frank, no artigo “Is time an illusion?” (O tempo é uma ilusão?), fala sobre a dificuldade de explicar objetivamente o conceito de tempo e a sua percepção pela mente humana. A distinção entre passado, presente e futuro é real ou apenas um artifício da nossa mente para entender uma realidade em que as três fases convivem simultaneamente?

Tudo bem, a nossa capacidade de perceber a realidade parece ser frágil, mas a realidade está aí, inabalável, com as suas leis imutáveis. Certo? Errado! Pelo menos para a dupla de cientistas John Webb e Julian King, da Universidade de New South Wales, Austrália, que acaba de publicar um trabalho em que apresenta evidências de que as leis da natureza podem ser diferentes em outras regiões do universo (leia aqui). Não é nenhuma teoria que possa afetar o nosso dia-a-dia, mas a notícia abala a nossa convicção de que a natureza funciona sempre do mesmo modo aqui ou em qualquer outro lugar.

Com o que ficamos afinal? Estamos iludidos com relação à realidade diante dos nossos olhos, sem saber se passado, presente e futuro são reais e, ainda por cima, essa realidade da qual fazemos parte pode não obedecer a regras estáveis. Não parece que estamos vivendo um sonho? No sonho, o tempo é indefinido, os lugares e situações mudam sem qualquer razão, os personagens transfiguram-se, as ações desafiam as leis da Física e, apesar disso tudo, não temos a noção de que estamos sonhando. A vida real parece seguir o mesmo roteiro, com diferença apenas na intensidade das esquisitices, que nosso cérebro muito espertamente cuida para que pareçam fatos normais. Será nossa existência um simples sonho? Um sonho coletivo e compartilhado por todos, do qual não conseguimos sair sem acordar? Um sonho de uma mente única e superior que se multiplica (ou se subdivide) em cada um de nós, indivíduos? E quando essa mente acordar o que encontraremos? Um mundo sem a noção de tempo e de individualidade? Sem as limitações do espaço e das leis físicas? Sem as dúvidas e as fraquezas da nossa mente individual e limitada? Sem os sofrimentos das perdas e das experiências traumáticas de cada um? Será essa realidade melhor do que o sonho no qual vivemos? Será esse acordar o destino final que tanto almejamos?

Alguém poderia dizer: Sim, pode ser um sonho, mas qual seria o propósito disso tudo?

Mas sonho precisa ter propósito?

Anúncios

2 comentários sobre “Sonho e realidade

  1. Enquanto dormimos o cérebro (inconciente) trabalha reorganizando os seus arquivos de memória. Quando acordamos fora da sequencia natural de reconexão do conciente
    restam no buffer de trabalho usado para essa organização as informações que estavam sendo trabalhadas e que o conciente acessa formando o que chamamos sonho.

    Galvão

  2. Caco depois de ler este seu texto novo estou me sentido na trilogia Matrix, acho que vou comprar o livro para viajar mais neste assunto, parabéns bjs Tai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s