Uma imagem impressionante

A foto acima mostra a Terra e a Lua vistas contra o fundo negro do espaço. Ela foi tirada pela sonda Juno, da NASA, a uma distância de mais de 9 milhões de quilômetros do nosso planeta. Olhando para ela imagino que diferentes sentimentos ela pode provocar naqueles que a contemplam. Cada um a vê do seu modo. Pode haver, inclusive, aqueles que a vêem com indiferença, mas acho que esses são uma pequena minoria.

Em muitos ela deve evocar a ideia de vastidão do cosmo, um enorme espaço vazio pontilhado aqui e ali por minúsculos corpos celestes, separados por distâncias incalculáveis. É uma analogia perfeita com o átomo, com os seus minúsculos núcleo e elétrons separados por vazios proporcionalmente gigantescos.

Em outros, ela deve produzir o sentimento de quão insignificante é o ser humano diante dessa vastidão do cosmo. Esses devem tentar imaginar onde estarão, na foto, o seu país, a sua cidade, a sua casa, o anel que ganhou da tia. Tudo fica imperceptível e tristemente sem significado quando visto (ou não visto) dessa perspectiva.

Outros poderão ter uma desconfortável sensação de isolamento, confinados que estão em uma minúscula bola, longe de tudo. A esses poderá ocorrer que jamais conseguiremos contato com qualquer outra coisa material, que dirá com vida.

Quanto a mim, pensei logo na grandiosidade da obra que produziu uma espécie que, com os seus próprios recursos, deu um salto no vazio, entre aquela esfera maior e a menor, e depois voltou para casa para contar a história.

A maioria, imagino, vê a foto com um simples fascínio pelo universo.

Anúncios

Um comentário sobre “Uma imagem impressionante

  1. Realmente Caco, a sensação é de insignificância, mas a considerar as mais insignificantes partículas atômicas podemos também concluir que, por si só, somos um universo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s