Som mágico

         Quando se discute que tipo de mensagem nós poderíamos enviar para uma civilização alienígena como prova de nossa existência, a resposta que vem logo à mente é: a música. Não é à toa que as sondas espaciais Voyager 1 e 2, lançadas aos confins do espaço há mais de 30 anos, levam a bordo um dispositivo com músicas gravadas na esperança de que elas sejam ouvidas por algum de nossos amigos alienígenas (Para ver a relação das músicas nas Voyager clique aqui). A música é uma manifestação clara de uma mente criativa. Não sei se isso tem a ver com inteligência, mas, com certeza, tem a ver com a sensibilidade e a inspiração presentes na mente humana.

         Os que não são compositores – a imensa maioria – têm muita dificuldade de entender o processo de criação de uma música. Mas todos nós sabemos apreciá-la, cada um a seu modo. Os efeitos que uma música de nosso gosto causa em nossas mentes são impressionantes. Ela pode mudar o nosso humor instantaneamente. É o ópio da mente: transporta-nos ao pedestal dos heróis, ao pódio dos vencedores, à tribuna dos sábios, ao papel de príncipes e princesas ou, simplesmente, nos traz uma grande paz interior. Nunca os seus efeitos são negativos.

         É curioso notar como os efeitos da música são diferentes para cada pessoa. Todos os tipos de música têm os seus adeptos e defensores fervorosos. Falar em maior qualidade ou relevância de um tipo sobre outro é querer intrometer-se na mente alheia. Um tipo de música pode ser mais elaborado que outro, mas, afinal, o que importa é o efeito que ele causa nas pessoas. E todos eles podem produzir o efeito do encantamento. Não é necessário, portanto, restringir-se a um tipo de música para falar desse fenômeno.

         Afora o homem, a natureza também produz belos sons: o canto dos pássaros, a comunicação entre animais marinhos, o uivar do vento, o quebrar das ondas do mar. Nenhum deles, entretanto, poderia ser confundido com uma obra de uma mente criativa, como é a música. A capacidade de criar músicas para o seu próprio entretenimento é uma característica exclusivamente humana. Ela pode ter se originado pelo mesmo processo que dotou os outros animais da capacidade de emitir e distinguir sons, mas, nos humanos, ela foi desenvolvida a um nível inimitável pelos outros animais.

         Daí a razão de se considerar a música como reveladora da natureza humana no nosso planeta. A tecnologia poderia ser outra candidata, mas não seria melhor do que a música. Ela é um sinal claro de inteligência, mas um sinal que pode ser intimidador. A mesma tecnologia que denuncia a inteligência pode esconder a belicosidade de uma civilização e isto é tudo o que um visitante não gostaria de encontrar num mundo desconhecido. Receber seus visitantes com música sempre foi uma política de boa vizinhança e talvez funcione, também, com nossos amigos distantes. Afinal, um novo relacionamento tem que ser iniciado com o pé direito.

Anúncios

2 comentários sobre “Som mágico

  1. Olá Dias (Caco)
    Sem dúvida é interessante o efeito da música sobre as pessoas.
    Hoje a TV Cultura mostrou um documentário (Clássicos) relatando o efeito positivo sobre a diminuição da marginalidade na Venezuela. A orquestra Simón Bolivar, hoje muito conhecida, nasceu desse efeito.

  2. Caco, muito bom seu post. Hoje vou comentar com os versos da música “barulhos”, de Sá e Guarabira. Forte abraço!

    Ouve comigo, sente comigo
    Presta muita atenção
    Ao som da terra
    Que a terra canta
    Seu preferido som

    Sussurros, barulhos
    Faz barulho sem parar
    Contando segredos
    Que a gente pode escutar

    Não pensa mais no que será amanhã
    Não pensa mais no que veio de antes
    Só pensa naquilo que não termina
    No ar, nos pés
    Debaixo do chão
    A vibração dos rios sem fim
    Assim, assim
    Passando sempre tão depressa
    Tão depressa
    É sal, é doce, é bela, é fera
    O rosto, a boca, os olhos da terra

    Estão em mim
    Enquanto eu durmo e sempre me despertam

    Sussurros, barulhos
    Faz barulho sem parar
    Contando segredos
    Que a gente pode escutar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s