13.7

         13.7 bilhões de anos é a idade estimada do universo, desde o Big-Bang. É também o nome que eu gostaria de ter dado ao meu blog pois ele tem tudo a ver com os assuntos que são abordados aqui. É um número que, pelo seu significado, está ligado a “criadores e criaturas” mais do que qualquer outro número que se possa imaginar. Infelizmente já tem um blog com esse nome e, como não poderia deixar de ser, ele trata de assuntos muito parecidos com os do Blog do Caco. Já fiz referência a ele várias vezes nos textos que escrevi e vou continuar fazendo sempre que encontrar assuntos que me interessem.

         O blog 13.7 tem vários colaboradores, entre eles o físico brasileiro, Marcelo Gleiser, que escreveu “A Criação Imperfeita”, entre outros livros. Um outro colaborador é o filósofo Alva Noë, de quem já falei aqui, quando abordei o assunto da consciência que extrapola o cérebro e o corpo humano. Já citei, também, uma outra colaboradora do blog, a bióloga Ursula Goodenough, quando abordei o assunto da disputa entre ciência e religião. Em seus textos, ela aborda, também, as pesquisas feitas com animais para que se entenda melhor o processo do aprendizado da linguagem. Completam o quadro de colaboradores o astrofísico Adam Frank e o biólogo Stuart Kauffman. O primeiro é colaborador das revistas Discovery Magazine e Astronomy Magazine e escreve, também, para a revista Scientific American, de onde costumo extrair assuntos para o blog. Kauffman tem vários textos interessantes no blog 13.7 e recentemente está escrevendo uma sequência de textos sobre uma hipótese sua para explicar como a mente atua sobre o cérebro, procurando resolver o velho paradoxo do livre arbítrio.

         Como os assuntos do blog 13.7 estão muito ligados aos assuntos que trato aqui, criei um link direto para aquele blog. Ele está debaixo do título “Blogroll”, à direita na página “Bem-vindo”. O leitor que não achar nada interessante no meu blog pode clicar naquele link onde certamente encontrará muita coisa interessante para ler (em inglês).

Anúncios

Um comentário sobre “13.7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s