Você já viu um alienígena?

         Volto a falar sobre alienígenas e peço desculpas e paciência àqueles que não gostam deste assunto. Prosseguindo com o meu projeto PAI (Procura por Alienígena na Internet) achei, não um alienígena, mas a Central de Alienígenas. Trata-se de um site curioso que fala não só de alienígenas mas de criaturas monstruosas de um modo geral. A página sobre alienígenas é http://www.aliens.monstrous.com/. Não visitei o restante do site mas o texto sobre alienígenas é bem interessante. Vale a pena consultar.

         Quero aqui apenas resumir as considerações do site sobre a pergunta: se existem, em nossa galáxia, tantos mundos parecidos com o nosso – como indicam os recentes estudos e pesquisas – por que ainda nenhum ser extraterreno fez contato conosco? Esta pergunta é chamada pelos cientistas de paradoxo de Fermi, pois foi esse grande cientista que a formulou pela primeira vez. As possíveis respostas para ela são três:

1. Eles já estão aqui

         Os que acreditam que alguns dos OVNIs vistos são de fato relacionados com seres de outros planetas não têm qualquer dificuldade em aceitar esta resposta. Todavia não há nenhuma evidência para suportar essa ideia.

2. Eles existem mas ainda não fizeram contato conosco

         Isto pode ter acontecido por várias razões. Civilizações mais adiantadas podem querer se manter ocultas por preocupações éticas em relação a civilizações mais primitivas (a nossa) ou por um desejo de encorajar a diversidade cultural. Podem, também, querer evitar que outras civilizações mais adiantadas as detectem, com receio do que isso poderá ocasionar. Pode ser devido, também, à nossa falta de capacidade para detectar as mensagens alienígenas enviadas por meios que não conseguimos captar. Outra razão é que uma civilização adiantada pode rapidamente alcançar singularidades tecnológicas e, mesmo em contato, se tornar irreconhecíveis por nós, em nosso estado presente de evolução. (V. texto “Aurora boreal” neste blog). Pode ser, também, que civilizações tecnológicas não sobrevivam por muito tempo, sucumbindo por desastres naturais, hecatombes nucleares, pandemias ou degradação do meio-ambiente, antes de adquirir a capacidade de se comunicar com outras civilizações.

3. Eles não existem

         Esta é a resposta daqueles que acham que a vida inteligente é um evento extremamente improvável e que aconteceu na Terra por uma conjunção de fatores muito rara. Mesmo que a vida possa existir em outros lugares, a vida inteligente, a invenção da tecnologia de radio-transmissão ou o interesse pela exploração do espaço exterior são extremamente raros.

Conclusão

         Se as três alternativas de resposta acima forem submetidas ao escrutínio da navalha de Occam – que dá preferência à explicação mais simples (V. texto “Deus um delírio – parte I”, neste blog) – conclui-se que a terceira resposta é a mais plausível. Isto significa que nós estamos sozinhos nesta parte do cosmos, como únicos representantes de vida inteligente. É uma pena.

Anúncios

5 comentários sobre “Você já viu um alienígena?

  1. Indubitavelmente a inexistência de vida inteligente (o que quer isso venha a significar) é a tese mais plausível; entretanto, provoca uma “mega frustação” nos “mega angustiados” que sofrem de uma “mega depressão” por nosso “mega isolamento”. Mas é interessante notar que para muitas pessoas, 6,5 bilhões de bípedes supostamente inteligentes em nosso planeta não são suficientes para superar tais angústias.

  2. Vamos aguardar com paciência e talvez futuramente confirmar a terceira hipótese.Nesse intervalo vamos tentar alimentar o bilhão que passa fome!

  3. Não vejo porque não haver uma quarta resposta

    Eles existem e ja fizeram contatos conosco no passado, (Egipcios
    Maias Caldeus etc) mas presentemente não mais estão nos visitando por motivos que podem ir desde a catástrofes cósmicas que os destruiram à nescessidade de conjunções galáticas nescessárias para que estas viagens possam ocorrer e que poderão eventualmente se repetir no futuro

    Basta ler livros antigos com por exemplo os textos do profeta Ezequiel
    do pentateuco judaico

    Ou meu conto Genesis em http://www.usinadeletras.com.br/

    • Galvão – Sou adepto da versão de que eles existem mas ainda não fizeram contato conosco ou, pelo menos, quero acreditar nisso. A versão de que eles não existem é muito frustrante. Por outro lado, a hipótese de que a vida na Terra teria vindo de outro planeta, ou que teria sido geneticamente manipulada por alienígenas, como o seu conto sugere, também é instigante.
      Um grande abraço. Oscar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s