Sobre criadores e criaturas

         Sempre me interessei por temas filosóficos ligados às ciências naturais, como astronomia e física, e às ciências humanas e biológicas, como a antropologia e a biologia evolutiva. Na astronomia atraem-me assuntos ligados à criação e ao destino do universo, que levam inexoravelmente às noções de infinito e de Deus. Na física, intriga-me o significado da entidade chamada tempo; todos nós temos uma boa compreensão do que significa o espaço, mas não entendemos bem o que significa o tempo. Este assunto ganhou maior interesse depois que Einstein, com sua Teoria da Relatividade, mostrou que o tempo é relativo, contrariando totalmente a nossa intuição e dando alguma esperança àqueles que um dia imaginam viajar no tempo.

         Nas ciências biológicas tenho especial admiração pela teoria de Darwin que desvendou o mistério da evolução das espécies em sua obra prima “A origem das espécies”. Numa época em que se fala tanto sobre discriminação racial – questão que ainda não resolvemos a contento – tenho curiosidade em entender como pode ter sido, no passado remoto, a convivência de diferentes espécies de hominídeos que competiam para ser a espécie dominante, em especial a convivência do Homem de Neanderthal e do Homem de Cro-magnon, ou Homo sapiens. Imagino que essa convivência tenha sido muito conturbada e que não poderia acabar de outra forma senão com a extinção de uma das partes. Este assunto leva a uma especulação sobre como poderá ser a nossa convivência com seres extraterrestres, que, se um dia aparecerem por aqui, reprisarão as competições do passado entre forças totalmente desiguais. Estejam preparados! 

         Ainda tratando de ciências biológicas, atraem-me sobremaneira os assuntos relacionados com a mente humana e seus enigmas ainda não explicados pela ciência. Questões como o funcionamento da consciência no homem e a existência ou não de consciência nos animais são ainda desafios para as ciências e são temas recorrentes quando se trata de estabelecer padrões éticos e morais para o comportamento dos seres humanos. Falando-se em mente, lembra-se imediatamente da questão do livre arbítrio. Nós, seres humanos, temos livre arbítrio? Como as leis da física podem se compatibilizar com o livre arbítrio? Quais as implicações morais e religiosas de uma possível inexistência do livre arbítrio? Novamente esses temas remetem a discussões sobre a existência de Deus. 

         Tenho escrito alguns textos sobre esses assuntos os quais pretendo publicar neste blog. O título acima deve-se ao fato de os textos se referirem sempre, de uma forma ou de outra, a criadores e criaturas e seus infindáveis problemas existenciais e de relacionamento. 

         Não tenho aqui nenhuma intenção de contribuir para elucidar os mistérios que cercam os temas tratados, nem dar qualquer palpite nessa direção. O que proponho com a sua divulgação é levantar e discutir situações curiosas, com o simples objetivo de entreter o visitante do blog e possivelmente levá-lo a se interessar, também, pelos assuntos tratados. 

         Peço desculpas antecipadamente por me fazer passar por físico, biólogo, psicólogo, neurologista, antropólogo, teólogo e sabe-se mais o que, ao tratar dos temas dos ensaios. Não sou nada disso e não tenho a intenção de defender nenhum conceito científico, moral ou religioso. Os textos são meramente ficcionais e podem até conter conceitos equivocados ou desatualizados, tudo a bem do divertimento.

         O primeiro texto a ser apresentado, “Gênese”, é um dos meus favoritos e representa bem a natureza dos assuntos que vou abordar neste blog. Além disto, seu título também é apropriado para dar início a esta experiência de blogueiro.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Sobre criadores e criaturas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s